gastronomia

canavieiras, a terra do caranguejo.

Canavieiras é considerada a capital brasileira do caranguejo, já que grande parte de seu território é coberto por extensos e preservados manguezais onde este crustáceo reina de maneira absoluta.  O caranguejo é, também, um dos pratos típicos da cidade, seja ele cozido, empanado, casquinho ou ensopado, está sempre presente nos pratos dos restaurantes da região.  Esta delícia de Canavieiras é exportada para diversas outras cidades, já que a carne do caranguejo é apreciada por pessoas em todos os estados do Brasil. 
Gastronomia de Canavieiras - aratu, caranguejo, camarão,robalo

cabeça de robalo

O carro chefe da culinária de Canavieiras
O prato típico e mais famoso da nossa amada Canavieiras é a "Cabeça de Robalo". Mesmo tendo esse nome, o prato é feito a base de caranguejo e não tem peixe entre seus ingredientes.
No ano de 2018 a Câmara de Vereadores da cidade aprovou a lei que torna a "Cabeça de Robalo" Patrimonio Cultural e Imaterial do Município de Canavieiras. Trata-se de uma iguaria Canavieirense que conquista muitos paladares.
Não apenas de caranguejo é feita a gastronomia de Canavieiras. A cidade por ser banhada pelo mar, cortada por vários rios e rodeada por manguezais, promove uma grande oferta de ingredientes para pratos deliciosos. Encontramos uma grande variedade de peixes (robalo, caranha, tarpons) e crustáceos (aratu, ostra, camarão, siri, guaiamum) entre outras espécies. Também não podemos esquecer do Coco e do Cacau, que além de fazer parte da história da cidade, tem presença constante em sua gastronomia.
Essa rica gastronomia é encontrada em vários restaurantes da cidade, em cabanas de praias e nas comunidades originárias.