pontos turísticos

Centro Histórico Canavieiras

sítio histórico

Sítio Histórico Governador Paulo Souto — O Sítio Histórico de Canavieiras é um local que remonta ao período dos barões do cacau. A área foi restaurada e preservada, mantendo as linhas arquitetônicas originais dos antigos casarões. Hoje, esses edifícios abrigam lojas, galerias e restaurantes, criando um ambiente acolhedor e charmoso.

À noite, o local se torna um ponto de encontro para a gastronomia local. Localizado em frente ao Porto, o Sítio Histórico Governador Paulo Souto oferece uma vista deslumbrante do rio Pardo. Além disso, a Galeria do Porto é um pequeno museu que conta a história da região através de peças e imagens antigas.

Visitar o Sítio Histórico de Canavieiras é uma experiência única para quem gosta de história e cultura. Além de apreciar a arquitetura e as paisagens deslumbrantes, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da região. Sem dúvida, um lugar que merece ser visitado e apreciado por turistas e moradores locais.

Ponte do Lloyde Praias Canavieiras Bahia Brasil

ponte do lloyde

A Ponte do Lloyd foi construida pelo Lloyd Brasiliero, uma antiga companhia de navegação, na primeira metade do século XX. Sua principal função era embarcar a produção de cacau para os países consumidores do produto.

Hoje em dia a Ponte do Lloyd é uma atração turística da cidade, servindo de ponto de observação para os golfinhos que habitam o Rio Pardo, o Rio que banha o Centro Histórico de Canavieiras. Também é famoso o nascer e o por do sol visto a partir da Ponte do Lloyd que, segundo dizem, é um dos mais bonitos. Também a ponte serve como plataforma para que garotos pulem para no Rio Pardo para nadar. Próximo à Ponte do Lloyd ficam os barcos e lanchas que levam os turistas para passearem no Rio Pardo e conhecerem as inúmeras ilhas que formam o município. A ponte é de fácil acesso. Fica bem no Centro Histórico, perto dos principais pontos turísticos da cidade. 

Prefeitura Canavieiras Bahia Brasil

Praça da bandeira

A Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, é a maior e a mais importante praça da cidade. Nela está situada a Prefeitura Municipal, um prédio suntuoso construído nos anos finais do século XIX, com o dinheiro farto dos tempos áureos do cacau e inaugurado no ano de 1900. Também encontramos próximo a praça a secretaria de Educação, a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal.
Biblioteca Municipal Canavieiras Bahia Brasil

biblioteca municipal

A Antiga Cadeia Pública de Canavieiras foi construída e inaugurada no final do Século XIX e faz conjunto com a Prefeitura Municipal, também do Século XIX, ambas na Praça da Bandeira, no Centro Histórico da Cidade. No final da década de oitenta do século XX ela deixou de ser cadeia pública, se tornando, mais tarde, a Biblioteca Municipal. O prédio ainda conserva as grades em suas janelas externas, de onde os presos podiam apreciar o movimento da Praça da Bandeira e os passantes observar o cotidiano dos presidiários.
Igreja São Boaventura Praias Canavieiras Bahia Brasil

igreja de são boa ventura

A Igreja de São Boaventura foi inaugurada na primeira metade do Século XX, em 1932 . Ela tem estilo neogótico com uma cúpula frontal no lado esquerdo de quem entra e, por este motivo, um caso raro na arquitetura religiosa. Ela foi construída quando o dinheiro do cacau era farto na cidade, que era uma das mais ricas do Estado da Bahia e com uma pequena população, tendo na época menos de cinco mil habitantes. As duas principais festas da igreja são as festas do padroeiro da cidade "São Boaventura" e a da Lavagem das Escadarias, que acontecem na praça de São Boaventura, em frente a igreja. Vale a pena conhecer esse patrimônio cultural e religioso da cidade.
Atalaia Praias Canavieiras Bahia Brasil

ilha de atalaia

Na Ilha de Atalaia, encontramos uma bela e larga avenida, com um canteiro central amplo e com um jardim muito bem cuidado. Neste canteiro central, bem na metade do caminho entre a ponte e a praia, há um grande monumento ao caranguejo-uçá, que além de ser muito abundante nos manguezais da cidade é um dos seus símbolos, pois Canavieiras além de ser a cidade do cacau é também a cidade dos caranguejos.

Chegando à praia, que fica apenas a alguns minutos da ponte, em uma calma caminhada, podemos apreciar uma das mais belas praias do Brasil e onde a brisa marinha é sempre agradável e refrescante em contraponto com o sol, que está sempre firme e forte no céu.

Se olharmos em direção ao horizonte, podemos ver navios e embarcações pesqueiras, desenvolvendo uma das atividades econômicas mais lucrativas da cidade. Bem em frente à costa, há um grande banco de areia, o "Royal Charlotte Bank", que é um dos lugares mais piscosos do mundo e onde o robalo, um dos peixes mais nobres, é abundante. Além disto, há o merlim azul, de cuja pesca surgiu um campeonato que é um dos mais disputados desta classe e traz muitas embarcações de recreio e iates para o porto de Canavieiras, alavancando o turismo, e deixando a cidade com ar de competição.
Na ilha encontramos as praias: Atalaia, Costa, Barra do Albino e Barra da Atalaia.
Lama Negra Medicinal Canavieiras - Praias Bahia Nordeste Brasil

lama negra

É na Ilha das Garças, onde está o grande depósito da Lama Negra, a Ilha faz parte da Reserva Extrativista de Canavieiras. Essa lama, medicinal por excelência, é indicada para as mais diversas enfermidades, tais como reumatismo, artrose e também problemas de pele. Por exemplo, uma quantidade suficiente de enxofre, é bactericida e fungicida, eliminando bactérias e fungos de peles de pessoas portadoras de alguns de parasitas, curando, por, vários tipos de micose.

A lama negra passou por análises realizadas pelo departamento de energia nuclear da Universidade Federal de Minas e pela Universidade Federal de Viçosa comprovando suas qualidades medicinais pelo alto teor de enxofre e urânio.

É fácil chegar até a Ilha das Garças. No Cais do Porto de Canavieiras, várias embarcações estão disponíveis para levar os interessados até o local onde está localizado o depósito da Lama Negra.